Menu
30/6/2016

Alimentação saudável e combate a verminose deram o tom nas atividades educativas que promovemos em Chã de Alegria

COMPARTILHE
Facebook
twitter
Alimentação saudável e combate a verminose deram o tom nas atividades educativas que promovemos em Chã de Alegria

Promovemos, no início de maio, atividades educativas nas escolas municipais Ministro Marcos Freire e Antônio Pereira de Albuquerque, em Chã de Alegria, como parte do programa Crianças Saudáveis, Futuro Saudável, realizado em parceria com a empresa Johnson & Johnson.

Com direito a rima “Se Escolhemos Corretamente a Nossa Alimentação, Saúde Vamos ter Então”, demos o tema da nossa ação na unidade Ministro Marcos Freire. Fizemos brincadeiras e outras atividades relacionadas à saúde e nutrição. O que deixou nossa equipe muito animada foi a alegria e o prazer dos alunos e professores com o evento.

A escola montou uma mesa de alimentos saudáveis e os alunos deram suas opiniões se conheciam os alimentos que estavam ali e a importância deles na alimentação. Os estudantes receberam informações sobre o valor nutricional de cada alimento exposto.

Alimentação saudável e combate a verminose deram o tom nas atividades educativas que promovemos em Chã de Alegria
Frutas e suco nortearam a nossa discussão do dia. Falamos também da higienização correta dos alimentos para se eliminar bactérias e outros germes. Outro tópico que destacamos foi lavar bem as mãos antes de qualquer refeição e após ir ao banheiro. E ainda realizamos um piquenique com a garotada.

Participaram 45 alunos, cinco professoras (Agenilda Soares Lucimar da Silva, Edilene Castro Silva, Roberta Maria da Silva, Josileida Alves da Silva, Ana Claudia Nascimento da Silva) e a supervisora.
Alimentação saudável e combate a verminose deram o tom nas atividades educativas que promovemos em Chã de Alegria
O aluno Arthur Emanuel da Silva, do Pré2 , disse: “Gostei muito do dia de hoje e do piquenique porque comi muitas frutas e aprendi coisas boas”.

A professora Ana Claudia Nascimento da Silva, do Pré 2, afirmou: “Quando pensamos em alimentação saudável não podemos deixar de recorrer e expor a variedade de frutas para que os alunos possam provar as diversas opções que trazem sabor azedo, doce, para o professor falar das vitaminas, dos benefícios que elas trazem para a vida e o desenvolvimento de cada um; nessa aula, aprendemos muitas coisas com as frutas, além disso, saber os alimentos saudáveis e os não saudáveis foi muito importante para o alunado e até para professores que muitas vezes não prestam a devida atenção ao tema”.

Na escola Antônio Pereira de Albuquerque, 12 alunos das turmas do Pré 1 e 2, junto com a professora Simone Luiza do Nascimento, fizeram cartazes e mini-palestra na sala de aula com a proposta: “Verminose Nunca Mais”. Uma nutricionista realizou palestra na horta para pais de alunos sobre a importância de uma alimentação saudável. Após a palestra os pais participaram com os filhos do cuidado da horta.

“Eu aprendi que os vermes deixam a gente com barriga grande e com muita dor, por isso tem que lavar as mãos e as frutas”, disse a aluna Maria Vitória Barbosa da Silva Pré 2.

“Quando tem verme na barriga a pessoa fica triste e muito doente, a tia me ensinou que tenho que andar com a sandália ou sapato sempre”, falou a aluna Amanda da Silva, Pré1.

A professora Simone Luiza do Nascimento afirmou: “Eu me sinto feliz em realizar uma ação dessa natureza porque o aluno aprende na escola e leva para casa e, muitas vezes, os pais se tornam parte de um processo grandioso de mudanças que geram melhor qualidade de vida e mais saúde para o lar; os alunos gostaram bastante de ver o desenho que ilustrava uma criança saudável e uma criança com vermes; eles fizeram a relação rapidamente de como e o que acontece para uma pessoa pegar vermes e logo falaram o que é preciso para evitar, o programa chegou na hora certa”.


A horteira, Maria José de Barros Florêncio, disse: “Gostei muito da conversa e acho que é importante a horta na escola e é interessante a participação dos alunos no desenvolvimento da mesma para incentivá-los a comer bem”.

A mãe de alunos, Alda Maria da Conceição, falou que, achou que o evento foi muito interessante por que levamos uma nutricionista para explicar sobre nutrição e obesidade da criança, de alimentos saudáveis e vitaminas. “Foi um momento muito foi bom”, ela afirmou.

Juliana Maria da Silva, mãe de aluno: “Gostei do que a nutricionista falou porque nós temos o hábito de mandar lanches que ,no futuro, podem prejudicara saúde dos nossos filhos, a horta ajudará na alimentação saudável, parabéns a todos os envolvidos”.

Gabriel Edson da Silva, aluno do Pré 1, deu seu recado: “Gostei de plantar verdura para comer na merenda porque eu aprendi que é bom para crescer forte e bonito”.

Visite também

twitter
google+

Patrocinadores

Convênio

Lei de incentivo de esporte
ministérios dos esportes
funcad
prefeitura de sp