Menu
21/3/2017

Fundação Monsanto e Inmed Brasil lançam programa Crescer Saudável de segurança alimentar e nutricional em Pernambuco

COMPARTILHE
Facebook
twitter

Na quarta-feira, 15 de março, foi oficialmente lançado, em Petrolina (PE), o programa Crescer Saudável, realizado pela organização da Sociedade Civil, Inmed Brasil, em parceria com a Fundação Monsanto e o apoio do Governo Municipal.

Crianças - foto de Ivbaldo-Reges

Coral de alunos da rede municipal de Petrolina se apresentaram durante o evento

O evento ocorreu na CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Pro Infância Irmã Dourado e contou com a participação da diretora executiva e presidente da Inmed Brasil, Dra. Joyce Capelli; da presidente da Inmed Partnerships for Children, Linda Pfeiffer, do presidente da Monsanto na América do Sul, Rodrigo Santos; do prefeito Miguel Coelho; além da participação de diretores da Monsanto, autoridades municipais e da comunidade.

A cerimônia contou com apresentação do coral de crianças da rede municipal de ensino e com as falas da presidente da Inmed Brasil, do presidente da Monsanto e do prefeito de Petrolina.

Joyce Capelli - foto de Ivbaldo-Reges

Dra. Joyce Capelli apresentou o Crescer Saudável para os convidados do lançamento

A Dra. Joyce Capelli apresentou o programa, que irá estabelecer hortas em pré-escolas e fornecerá educação nutricional para crianças, professores e profissionais de saúde para ajudar a incentivar, em longo prazo, hábitos alimentares saudáveis, tanto nas escolas quanto na comunidade. O programa beneficiará mais de 58 mil pessoas em Petrolina, incluindo 33 mil crianças com idades de zero a cinco anos.

Ela destacou os índices significativos de desnutrição identificados tanto entre os alunos quanto entre as mães das crianças nos exames realizados na primeira etapa do programa, deflagrada no segundo semestre de 2016.

A partir dessa constatação, a presidente da Inmed Brasil destacou a importância que o programa terá para beneficiar a comunidade.

Quando a sociedade civil organizada, empresa e governo trabalham juntos está garantida uma mudança para melhor na comunidade. Há 23 anos a Inmed Brasil trabalha com a população escolar, de seis a 14 anos de idade. Sempre soubemos da importância de intervir antes, nessa fase que vai de zero a cinco anos, que é o público que atenderemos em Petrolina. É neste momento que as crianças estão criando seus hábitos alimentares. Ela precisa de alimentação adequada para que não tenha seu crescimento e desenvolvimento físico e cognitivo comprometidos. Desnutrição não é sinônimo somente de baixo peso, mas de sobrepeso e obesidade também... Já identificamos com nossos exames em Petrolina a existência de alunos e mães desnutridos”, afirmou Joyce.

D.Eliene

Eliene da Conceição Correa aguarda ansiosa pelo início das atividades do Crescer Saudável

Na plateia, Eliene da Conceição Correa, de 33 anos, moradora da Ilha Massangano, em Petrolina, era o retrato dessa realidade. Ela tem sete filhos e aguarda ansiosa pelas atividades do programa. “Quero aprender o padrão certo de me alimentar. Estou um pouco acima do peso e não quero isso para os meus filhos, especialmente o João Antônio, que tem 11 meses e a saúde debilitada. Ele está na Creche Maria Lúcia Diogo, que será atendida pelo Crescer Saudável. Acho que com informação e educação a gente vai melhorar.

Nessa linha, o presidente da Monsanto, Rodrigo Santos, destacou a importância da participação da comunidade. “A Monsanto tem tradição em trabalhar com a comunidade em todas as localidades onde atua e este projeto é fundamental para nós. Este mês marca o aniversário de quatro anos da abertura da unidade da Monsanto em Petrolina e o programa Crescer Saudável tem um significado especial, pois mais da metade dos funcionários da empresa, em Petrolina, são desta comunidade. Tenho dois filhos, comecei minha vida escola pública e sei da importância de iniciativas assim, como essa desenvolvida pela Inmed Brasil, que, desde 1993, já melhorou a vida de mais de 2,5 milhões de crianças no país, com sua experiência em segurança alimentar e nutricional, saúde e educação. Essa oportunidade de colaborar com um parceiro de impacto como este aumenta nosso entusiasmo", disse.

Por meio de um depoimento exibido em vídeo, o presidente da Fundação Monsanto, Al Mitchell, seguiu na mesma linha: “Este programa é um passo importante no nosso compromisso em longo prazo de criar uma deita balanceada mais acessível a todos, não só focando o tratamento de um problema, mas um investimento para prevenir a desnutrição e problemas de saúde futuros. Com os recursos da Fundação Monsanto, a expertise da nossa parceira de longa data, Inmed Brasil, e o apoio da comunidade de Petrolina, esperamos que o Crescer Saudável irá se destacar como um programa colaborativo e impactante, que outras comunidades ao redor do mundo poderão imitar”.
joyce-3

O prefeito Miguel Coelho, Joyce Capelli e o presidente da Monsanto, Rodrigo Santos

Crianças

O programa beneficiará 33 mil crianças

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, disse apostar que o programa se tornará modelo para o resto do país: “Vamos ensinar nossas crianças, nossos educadores, a plantar hortas e colher verduras, legumes, frutas. Vamos mostrar para as mães a importância da alimentação saudável para um melhor desenvolvimento e mais saúde. E isso impacta no cotidiano da casa. Se a mãe tem essa preocupação, ela que é o coração da família, distribui o conhecimento para todos. O Crescer Saudável, aqui servirá de exemplo para outras localidades e acredito até para outros países, a Fundação Monsanto vai se empolgar. Desejo que este programa e a parceria com a Inmed Brasil continue além dos próximos dois anos e meio.

Sobre a Fundação Monsanto
A Fundação Monsanto (www.monsantofund.org), braço filantrópico da Companhia Monsanto, é uma organização sem fins lucrativos, dedicada ao fortalecimento das comunidades onde vivem e trabalham agricultores e funcionários da empresa.

Sobre a Inmed Brasil
É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua no Brasil desde 1993 com programas nas áreas de saúde, educação, esportes e cultura. Nesse período, beneficiou 2,5 milhões de crianças e 10 milhões de pessoas nas comunidades atendidas.
A atuação da Inmed Brasil objetiva promover comportamentos e atividades que promovam uma vida mais saudável e com melhores oportunidades de desenvolvimento para as crianças e cidadãos brasileiros.

Visite também

twitter
google+

Patrocinadores

Convênio

Lei de incentivo de esporte
ministérios dos esportes
funcad
prefeitura de sp